Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Alguns Conselhos para o Novo Convertido!



por Rodrigo Toledo

Deixo alguns conselhos àqueles que estão chegando agora na fé cristã.


1) Não pense que mudará o mundo sozinho. Nem mesmo os mais brilhantes filósofos, pregadores e ativistas conseguiram essa proeza. Jesus chamou a igreja, a comunidade dos santos, e não uma "liga da justiça" com meia dúzia de super-heróis com bíblia e roupa social.

2) Ouça os seus semelhantes. Mesmo que estejam falando besteira, aprenda a ouvir, para depois refutar. Dê a eles o benefício de serem ouvidos.

3) Coloque o Reino de Deus em primeiro lugar, sempre. Eu disse SEMPRE. Aliás, quem disse isso foi Jesus - Mateus 6.33.

4) Não se importe em ser rotulado de crente chato. Jesus e os discípulos, e mesmo a igreja primitiva nunca se preocuparam com isso. Pregue a verdade, e esteja do lado da verdade, haja o que houver, ainda que isso lhe custe a vida. Se hoje podemos ter contato com o genuíno evangelho, é porque nossos irmãos do passado derramaram seu sangue por escolherem a verdade.

5) Não se preocupe com estratégias para "segurar" jovens na igreja. Ensinar a Palavra de Deus é suficiente. Se não quiserem ficar, o problema é deles.

6) Você não foi chamado por Deus para jogar confete e açúcar nas pessoas. Não pense que agradando a massa com palavras doces e sermões sobre bênção, vitória e sonhos os ajudará a irem para o céu. A mensagem do evangelho é, por si só, ofensiva e desagradável, pois mostra o quão miseráveis e incapazes somos em relação a nossa salvação; mostra que nascemos debaixo de condenação, e que precisamos nos humilhar, reconhecendo o senhorio e a soberania de Jesus. Caso pregue o evangelho e o ouvinte saia feliz e contente, algo de muito errado há em sua pregação. A mensagem de Jesus fatalmente deverá causar repulsa no amante do pecado. Portanto, anuncie o evangelho do arrependimento aos pecadores, independente de gostarem ou não. 

7) Se quiser trabalhar com missões, comece a exercitar-se afim de ganhar resistência física. Nunca se sabe para onde Deus o enviará. Além disso, seja cuidadoso com sua coluna vertebral e seus joelhos,  vai precisar bastante deles. Procure consumir cálcio!

8) Antes de se meter na polêmica "Calvinismo vs Arminianismo", leia pelo menos dez livros de cada uma dessas linhas de pensamento. Não seja tão pretensioso a ponto de achar que irá por um fim nesse debate. E não seja tão covarde a ponto de não tentar  por um fim nele.

9) Leia três capítulos da bíblia todos os dias. Isso o levará a uma leitura da bíblia inteira em um ano.

10) Dê preferência ao Novo Testamento. O Antigo Testamento se cumpriu em Jesus, que nos trouxe a Nova Aliança (vide final do evangelho de Lucas).

11) Cultive a boa leitura. Poderia recomendar alguns autores confiáveis, como segue: Leonard Ravenhill, Charles Spurgeon, C. S. Lewis, John Bunyan, Philip Yancey, Brennan Manning, John Piper, Paul Washer, Augustus Nicodemus, Paulo Romeiro, Diogo Sá (clique aqui para ver o livro), David Wilkerson, Mark Driscoll. Há outros muito bons, mas estes bastam por enquanto.

12) Cuidado com os chamados louvores de hoje. Em sua maioria, a única coisa que fazem é fazer-te acreditar que Deus tem que te servir, quando na verdade, deveriam mostrar o contrário.

13)  Evite ler material de autores adeptos do triunfalismo e da teologia da prosperidade. Caso não saiba o que significam esses termos, pesquise.

14) Não seja tão duro consigo mesmo. Masque um chiclete de vez em quando... relaxe. Vá a piscina com a família. Use boné e bermuda aos finais de semana, não há nada de errado nisso. Por hora, afaste-se dos legalistas.

15) Se tiver internet em sua casa, invista pelo menos meia hora por dia em sites que lhe recomendarei: Semeando a Verdade, GenizahVirtual, Voltemos ao Evangelho. Clique nos nomes para visitar o cyberespaço.

16) Aprenda a perdoar. Sei que não é fácil, porém, necessário.

17) Abrace pelo menos 3 pessoas por dia. Isso o ajudará a não se tornar uma pessoa dura e de coração gelado - risco que todos nós corremos depois de alguns anos na igreja.

18) Jamais busque ou deseje os dons do Espírito Santo antes de buscar e desejar o Fruto do Espírito ( Gálatas 5.22,23).

19) Não perca, nem por um minuto sequer, o calvário de vista. Foi nele que o Seu Salvador tornou uma impossibilidade em algo possível: um pecador rebelde, transgressor, miserável e depravado entrar na Glória de Deus, na mais alta habitação do Criador.

20)  Não se estresse tanto com os cínicos na igreja. Acredite, tem muita gente assim nas denominações evangélicas. Não vale a pena sofrer um infarto por causa de pessoas que nunca admitem estar erradas, com aquele sorrisinho de canto-de-boca e o clássico dar-de-ombros. Fale com eles uma ou no máximo duas vezes. Se não adiantar, siga em frente, deixe-os.

21) Assista o pôr-do-sol e o nascer-do-sol pelo menos uma vez por semana. Isso irá arrancar louvores espontâneos de seus lábios.

22) Seja paciente com ateus. Sem saber, eles trabalham de forma a beneficiar a igreja, desafiando-a a encontrar novos argumentos convincentes para defesa da fé (vide 1 Pedro 3.15).

23) O senso crítico é uma faculdade mental dada por Deus ao homem. Não caia nessa história de "não toqueis no ungido". A maioria dos líderes (?) na igreja não aceita ser contrariado, e farão de tudo para calar sua voz, inclusive quando você estiver certo e eles, errados. Criticar uma doutrina estranha não é pecado, pelo contrário, é necessário. Por tanto, criticar é uma tarefa de crentes inteligentes. Jesus foi o homem que mais criticou os líderes de sua época. E não podemos esquecer do apóstolo Paulo, outro grande crítico.

24) Ame o seu pastor. Se ele serve a igreja e se preocupa com a edificação do corpo de Cristo, o obedeça e o apoie, pois está fazendo o seu dever no Reino de Deus. Mas, caso seu pastor se preocupe mais consigo mesmo e com os puxa-sacos de plantão do que com a edificação da igreja, afaste-se dele. Procure ajuda de cristãos biblicamente esclarecidos.

25) Acostume-se com certas verdades eternas. Uma delas é que o gênero humano é falho. Se estiver na igreja como seguidor de "homens de Deus" e não como seguidor de Cristo, irá se decepcionar.

26) Arrependa-se verdadeiramente de seus pecados. Sério!

27) Não permita que sua vontade de servir a Deus e de estar do lado da verdade seja dobrada pela arrogância de certos tiranos na igreja. 

28) Ria de si mesmo. Encare os seus defeitos físicos com bom humor.

29) Enfrente seus defeitos de caráter com seriedade e urgência. Nisso não deve haver bom-humor, mas, rigor. 

30) Nem toda conquista vem de Deus. E nem toda derrota vem do diabo. Aprenda a encarar o sofrimento com naturalidade. Se tiver dúvidas quanto a "por que Deus permite o sofrimento", assista esse vídeo, esse vídeo também, e leia esse artigo.

31) Nunca admita heresias sendo pregadas nos púlpitos. Se tiver de questionar posicionamentos divergentes do evangelho, FAÇA!

32) Ore pelos seus governantes.

33) Faça uma previdência privada. Dá pra aposentar-se com apenas cinquenta anos de idade, sobrando mais tempo para trabalhar na Obra do Senhor.

34) Não chame os conspiracionistas de paranoicos. Pelo menos metade do que dizem tem fundamento. E, sim, os Illuminati existem, e a maçonaria trabalha para eles. Veja mais sobre o assunto aqui.

35) Comprometa-se a enviar ofertas missionárias. Não faz ideia de como nossos missionários necessitam disso.

36) Se o Senhor lhe mostrar que tem chamado para ser pastor, não se case com uma mulher rixosa. Ela só lhe trará problemas, se interpondo entre você e o trabalho no Reino. Ficará o tempo todo testando se você ama mais a ela ou a igreja. Não será bênção pra você. Se sua namorada é rixosa, saiba que não poderá assumir futuramente o cargo de pastor se casar-se com ela. Trate o assunto com maturidade e pensamento ponderado, para decidir se termina ou casa-se com ela. (Provérbios 21.19; 25.24; 27.15,16)

37) Se tiver oportunidade, viaje para Israel.

38) Faça um bom curso de teologia. Mas cuidado... nem tudo que fala de Deus é santo. Por isso, se me permite, quero recomendar este aqui. Conheço os professores, são de total confiança, e ensinam a teologia de acordo com a interpretação correta da Palavra de Deus. Além do que, caso deseje matricular-se nesse curso, você ganha seis meses de assinatura da revista Apologética Cristã, a melhor revista de teologia do Brasil.

39) Envie um convite para o pastor Leandro Tarrataca pregar em sua igreja. Faça amizade com ele, peça-lhe conselhos. Ele é um homem de Deus, como poucos que conheci. Contacte-o aqui.

*** 
 
Publicado originalmente em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UM CRISTÃO FELIZ.
ACEITO CRITICAS. NO ENTANTO NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS CONTENDO FRASES DE BAIXO CALÃO. ME RESERVO O DIREITO DE NÃO PUBLICAR CRITICAS DE ANONIMOS.
NO MAIS, FIQUE À VONTADE PARA SE EXPRESSAR.