Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Buteco ou Igreja? Qual é melhor?

Por Leonardo Gonçalves


           Dizem que no Brasil as igrejas estão aumentando, e a experiência pessoal comprova a tese: basta um breve passeio pelas ruas e avenidas dos nossos grandes centros para constatar a enorme quantidade e variedade de igrejas evangélicas. Assombrosas também são as razoes porque as mesmas são fundadas; quase sempre, um desentendimento ou rejeição de uma doutrina superficial, que abre as portas para a divisão do grupo e culmina na criação de uma nova denominação, que irá funcionar em uma garagem alugada.
           Toda esta “multiplicação” de igrejas (penso que divisão seria a palavra mais adequada em muitos casos) tem gerado um outro problema, que é a falta de pastores qualificados para tais funções. Nas igrejas tradicionais, é necessário que o vocacionado ao ministério pastoral seja treinado em um seminário formal. Falta, porém, o ensino prático e ministerial. Nas pentecostais não é necessário possuir diploma de teologia, mas ele precisa ser ordenado, e a ordenação geralmente depende de algum pastor presidente ou do reconhecimento da convenção de ministros. Em muitos casos, o nepotismo e a política de interesses fica evidente. Nas neopentecostais, não sei exatamente como funciona, mas confesso que as vezes tenho a impressão que são selecionados aqueles que possuem maior lábia! Além disso, há em nosso país uma infinidade de igrejas independentes, quase sempre de linha pentecostal ou neopentecostal, dissidentes das igrejas pentecostais históricas, nas quais não existem critérios para a ordenação.
         Deste modo, a falta de preparo ministerial e teológico, que já era problema nas igrejas pentecostais e neopentecostais, torna-se ainda mais grave, abrindo passagem para situações mais absurdas, como se pode ver no vídeo à seguir:


              Diante de tudo o que tem sido exposto, penso que é hora de rever aquela velha máxima, sempre repetida pelos crentes que defendem o atual estado das coisas, e que quando são confrontados com o sistema capenga que predomina nas novas agremiações evangélicas (que de evangelho muitas vezes não possuem nada), repetem o já desgastado bordão: “Ah, mas é melhor abrir uma igreja do que um buteco”. Mas será que isso é verdade? Do ponto de vista mercadológico, acredito que sim, pois o tal “evangelho” tem se mostrado um negócio promissor, onde é possível se obter um ótimo retorno financeiro com o menor investimento possível. Mas o que dizer quanto aos escândalos? Penso que se o “tiozao” que aparece no vídeo acima tivesse escolhido abrir um buteco ao invés de uma igreja, nos teria nos poupado de uma grande vergonha.
            Seguindo meu devaneio, chego a pensar que se no lugar de cada igreja neopentecostal houvesse um bar, o prejuízo para o evangelho seria menor, pois ao menos aqueles que se encontram nos bares da cidade sabem que são ignorantes quanto ao evangelho, podendo ser alcançados através de nossos esforços missionários. Já os membros das igrejas neopentecostais, coitados, pensam que sabem tudo e ficam extremamente doloridos se alguém lhes mostra a verdade. Assim, se eu tiver que escolher entre alguém perdido, mas acessível, e alguém perdido e alienado, fico com a primeira opção, pois é muito mais fácil evangelizar um bêbado que sabe que está perdido do que convencer um idólatra da IURD, uma vez que o segundo não bebe, não fuma e dá o dízimo, coisas que segundo o sistema vigente podem assegurar a salvação da alma.
               Sendo assim, acho que vou orar para que cada igreja apóstata feche as portas e que em seu lugar seja aberto um aconchegante buteco, e “de quebra”, peço a Deus para que os pseudocrentes auto-suficientes e engomadinhos que vivem correndo atrás de unção e fazendo barganha com deus (sim, propositalmente descrito com letra minúscula, pois um deus que se vende não vale quanto pede) caiam do pedestal gospel onde estão e enfiem a cara na cachaça! Quem sabe depois disso, quando eles estiverem todos bêbados e perdidos, decidam dar lugar à mensagem do evangelho? A idéia parece interessante, por várias razoes. Eu, por exemplo, jamais fui impedido de compartilhar o evangelho dentro dos bares das cidades onde estive. No entanto, falar de evangelho aos amigos neopentecostais está cada vez mais difícil. O Púlpito Cristão que o diga!
               Taí! Que cada uma destas igrejas mensaleiras se transformem em butecos de péssima fama, e que se percam todas as almas daqueles que, dizendo estar à salvo, jazem perdidos – confinados na religião de mercado.

***
Postou Leonardo Gonçalves, durante um de seus surtos de ironia santa, no Púlpito Cristão

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Que saudade... (1)

Por Diogo Henrique de Sá


                 Eu estava lendo um artigo em um blog de um amigo (http://reformaagora.blogspot.com) quando ele me fez o favor de lembrar do grupo musical Formosa, acontece que eu já sou professor de História porque gosto das coisas do passado, ainda o Rodrigo (meu amigo) me faz lembrar de como eram as coisas quando eu era criança.
              Acontece que eu cresci dentro de uma denominação e me lembro como os cantores evangélicos agiam há 25 anos atrás, lembro de vários cantores com vinil gravados indo a minha casa tomar café após um culto de adoração. Estes cantores nunca cobravam para cantar, e nem podiam, a vida não era muito fácil na minha infância, lembro que na congregação onde minha mãe freqüentava comigo e meu irmão, era tudo muito simples, o chão era de terra e nós usávamos as cadeiras de uma irmã que morava no mesmo terreno do salão. Não havia tribuna, somente um púlpitozinho bem velhinho comido por cupim (é a vida não era fácil). Mas como esses cantores amavam a Jesus e estar conosco era muito bom, lembro que alguns desses cantores levavam vários discos e fitas k7 no porta-malas de seus carros, eles sempre vendiam bem barato seus discos, a felicidade deles era ver o seu trabalho sendo usado para o serviço do Reino.
            Meu pai naquela época freqüentava terreiros de umbanda, mas ele tinha um respeito pelos pastores e cantores, aqueles homens realmente tinham algo de Deus, que é difícil explicar. Mas uma coisa era certa eles não eram profissionais eram apenas servos, a gravação de um disco era muito cara e nenhuma gravadora bancava cantores “crentes”, esse era um mercado inexpressivo, isso era bom, pois não criava cobiça no coração dos irmãos. Ah! Os cantores eram irmãos, eles nos abraçavam sorriam conosco, ficavam felizes de serem convidados para cantar em nossa cidade, e dormiam em qualquer colchonete dentro do salão da igreja mesmo, os grupos eram assim também, normalmente eles eram de outras denominações amigas de cidades próximas, mas sempre tinham aqueles que vinham de longe. Minha esposa se lembra de que o Luiz de Carvalho almoçou na casa de sua avó, ela conta até hoje como ele e a esposa foram carinhosos com todos na família.
            Naquela época os cantores amavam a Jesus, e faziam tudo por amor a Ele. Lembro ainda que naquela época, como eu disse, a situação no país não era muito fácil, a inflação era alta e ter um automóvel era luxo... mas as mensagens não falavam de prosperidade, as mensagens nos “cultos” falavam de um Salvador, falavam sobre pecado, falavam de nossa necessidade de crermos em Jesus e sermos seus servos custe o que custasse, como as lágrimas corriam ao cantar o hino 15 da Harpa Cristã: “Oh! Quão cego andei e perdido vaguei, longe, longe do meu Salvador! Mas do céu ele desceu, e seu sangue verteu pra salvar um tão pobre pecador....” havia gratidão nessas palavras, nós sabíamos que éramos pecadores e que Deus tinha sido muito bom para conosco e como amávamos Jesus por isso.
            Como eu disse não se falava em prosperidade, nós tínhamos problemas e quando nos encontrávamos com Cristo os problemas continuavam a existir, não tínhamos nenhuma pretensão de que eles (os problemas) terminassem, mas estávamos satisfeitos em ter nossos nomes escritos no Livro da Vida, isso, por si só, gerava em nós a maior das alegrias, somente isso nos bastava, sempre havia histórias de irmãs que apanhavam de seus maridos que chegavam embriagados em casa, e mesmo assim elas não desanimavam, antes pediam oração por seus esposos, querendo a salvação deles também, as vezes isso acontecia, outras não, mas não desanimávamos estar com Jesus era muito melhor....
              Ah que saudade!
              Precisamos rever nossas atitudes...
              Precisamos voltar à Cruz!
              Continuo com saudade....
              Ainda vou contar mais coisas pra vocês sobre aquele período...

             Jesus é Todo Glorioso.






QUEM PRECISA DO "A VOZ DA VERDADE", SE TEMOS O MUSICAL FORMOSA?!

 por Rodrigo Toledo


               E se lhes perguntassem sobre mim? Se vocês fossem abordados por alguém perguntando se me conhece, o que responderiam?
               Digamos que lhes pergunte dessa forma: Eih, conhece o Rodrigo Amaro de Toledo, irmão da Lucimeire, e casado com a Jaqueline?
               Quem me conhece de verdade, saberia que não se trata da minha pessoa. Meu nome verdadeiro é Rodrigo Marques de Toledo, e sou irmão da Lidiane. Minha esposa se chama, na verdade, Janaína.
               Perceberam a discrepância?! Alguém tentou falar de mim, mas apontou para outra direção. Deram as pistas erradas! É como se quisessem viajar na direção sul, e embarcassem num ônibus rumo ao norte.
               Tá bom, tá bom... já vou dizer porque escrevi tudo isso. Há algum tempo, li um livro escrito por um grande amigo, livro esse que mexeu profundamente comigo, e me fez enxergar certas coisas que acontecem em nossas denominações.
                "O Sentido que Todo Ser Procura" é uma obra fantástica, mas fiquei mesmo impressionado ao ler o capítulo 4. Permitam-me uma simplória explanação. Pedro e Helena chegaram num lugar chamado O Vale dos Orientadores, onde todos tinham comportamento estranho. Os dois jovens viajantes precisavam seguir adiante, e eis a resposta que tiveram ao perguntar pra que lado ficava o leste: " O leste fica naquela direção – e apontou – mas se preferirem ir naquela outra tudo bem. Escolha a direção mais fácil, a que mais combina com vocês. É tudo uma questão de escolha – disse outra pessoa. Você nunca ouviu dizer que todos os caminhos levam a praça?".
                  As vezes fico indignado quando vejo certos comportamentos subjetivos e tendenciosos em cristãos. Parece que não buscam mais a verdade, mas sim a satisfação. "O importante é ser conveniente com meu modo de viver", pensam. Outro dia conversava com um irmão sobre o grupo A Voz da Mentira (rsrsrs). Minha intenção era mostrar que esse grupo musical está ligado a uma seita unicista de mesmo nome, mas sentí-me frustrado. Ele não me ouviu. Á única coisa que ele ficava tagarelando era Mas sinto unção nas canções deles... E ainda por cima, tentou me convencer de que eu (e não ele) estava errado, e me acusou de pregar divisão entre o povo de Deus.
                  Divisão?! Como assim?! Como pode haver divisão em algo que nunca se juntou?! Desde quando a verdadeira igreja de Cristo creu no unicismo? Isso que faço não é pregar divisão, e sim, alertar contra o perigo que nos rodeia... os falsos-profetas/pregadores/popstores/paipóstolos estão de todas as formas querendo destruir a sã doutrina.
                  Estou cansado desses discursos sincretistas no meio gospel, tipo o importante é o amor; respeite aqueles que creêm diferente de você, etc. Não aguento mais esses malas no nosso meio, disseminando falso amor, falsa tolerância, e falsas doutrinas. Chega! É hora do bota-fora evangélico! Fora com o unicismo, com a teologia da prosperidade, com o triunfalismo, com o folclore-gospel!
                  Vou deixar uma coisa bem clara aqui: respeitar e concordar não é a mesma coisa. Posso respeitar, mas não sou obrigado a concordar!
                  É tempo de mostrarmos a direção certa. É tempo de apontarmos para o Cristo certo, o Cristo bíblico-histórico. Afinal, o leste fica no leste, e não onde queiramos que ele fique!
                  E pra finalizar, quero deixar pra vocês um louvor do Grupo Musical Formosa. Afinal, pra quê A Voz da Mentira se agente pode ter louvores verdadeiramente ungidos (e bíblicos)!!!
                

Postado Originalmente em: http://reformaagora.blogspot.com/

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

LEMBRANDO DOS ANTIGOS VALORES CRISTÃOS



Barnabé, Homem de Deus
Cantor Cristão
Rehder Composição: Guilherme Kerr Neto e Jorge

Não Bem FICA uma Passar Bem gente EO Outro Carestia ,
ainda Mais QUANDO SE SABE O que fazer E não se Faz.
Como fruto do amor de Cristo,
fruto do Seu Compromisso ,
vendeu O Homem Que Tinha  e Repartiu .

Era o Seu Nome Barnabé , natural de Chipre ,
Também chamado de José da Consolação,
Homem bom e piedoso , Cheio de temor e fé,
Homem de Deus.

E QUANDO Saulo converteu -se a Cristo LHE faltou amigo,
Alguém Que Fosse Companheiro , Fonte de consolo e Abrigo .
Como fruto do amor de Cristo,
Seu fruto do Compromisso ,
Foi o Homem procurá- lo , Dando - LHE A Mão .

E QUANDO a Igreja se espalhou Por todo canto Que havia,
Por providência , sim, Por Mão de Deus Chegou um Antioquia .
Precisando de um pastor de almas,
Mesmo pastor de  Homens,

Foram procurar Aquele que Deus qualificou .

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Qual é a autoridade máxima na Igreja?

Por: Pedro Henrique Vilela de Medeiros

                      Recentemente um amigo compartilhou o tema da pregação em sua igreja: lealdade. Nela o líder expressava que os membros daquela denominação deveria ser totalmente leal ao Pastor e a visão da Igreja, porque só desta forma eles irão alcançar o crescimento que procuram. Entenda crescimento não como “espiritual”, mas numérico. Isto faz sentido, pois se eles querem crescer numericamente aplicando os métodos que entendem ser mais viáveis, só irá acontecer se eles tiverem “trabalhadores” fiéis ao Pastor e a visão da Igreja.
                        O lamentável de toda esta situação é que a Palavra de Deus não foi colocada em jogo. Simplesmente foi explanado que devemos ser totalmente submissos ao Pastor e a denominação. Portanto, não importa se o Pastor está indo contra princípios bíblicos, devo ser “100%” fiel o Pastor.
                          Esta visão de submissão contradiz o princípio geral sobre submissão que a Bíblia nos ensina. Sabemos que devemos ser submissos aos líderes espirituais, às autoridades físicas, aos nossos pais. Porém, quando se trata das autoridades do governo e a lei, todos nós concordamos que devemos submissão a eles, somente até o momento que as leis não vão contra os princípios de Deus. Isto também fica muito claro na questão de submissão na família, que devemos submeter-se aos nossos pais, e a mulher ao seu marido, no Senhor (Ef 6:1). Submeter-se no Senhor, significa que a partir do momento que aquele a quem devo submissão estiver ensinando ou exigindo algo fora “do Senhor”, ou seja fora dos princípios de Deus, eu já não devo mais submissão a Ele. Toda submissão bíblica que devemos à homens, deve ser feita no Senhor. Isto inclui a submissão na Igreja, entre os líderes e os liderados. Porém, nossos líderes não têm ensinado estas coisas, para eles, devemos obedecê-los sempre, independente se eles estão contradizendo as Escrituras ou não!
                         O exemplo dado pela denominação do meu amigo seria cômico, se fosse apenas uma exceção no contexto geral da Igreja, mas não é, tornando-se um dado trágico. O mesmo que aconteceu nos séculos da reforma, está acontecendo hoje. Eu afirmo que o mesmo espírito papal da Igreja Católica na Idade Média, paira sobre a liderança de modo geral da Igreja Evangélica. Eles afirmavam que o Papa era o representante de Deus na terra, a autoridade máxima da Igreja, sua palavra tinha mais valor que as Escrituras. Quando Deus levantou os reformadores, uma das coisas que eles afirmaram foi: Sola Scriptura! Isto é, a Palavra de Deus é a única regra de fé que temos e é a autoridade máxima da Igreja do Senhor, não o Papa!
                          Quando se afirma que as Escrituras é a autoridade máxima da Igreja, a primeira impressão que dá, é que estamos praticando idolatria a um livro, e fazendo-o Deus! Porém, não é este o caminho que estamos percorrendo. Temos que entender que quem rejeita as Escrituras como autoridade máxima da Igreja na Terra, rejeita a Cristo como autoridade, ao mesmo tempo, que afirmar que a Palavra de Deus é a autoridade máxima, estamos entronizando Cristo como Rei e Senhor da Igreja. Isto fica claro quando lemos os versos a seguir.
           “Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.”Ap 19:10


“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;”Jo 5:39



                             Aqui vemos que as Escrituras testemunham a respeito de Jesus, e na verdade o espírito de toda a profecia (crendo que a bíblia é a revelação completa e suficiente de Deus para a Igreja) é Cristo. As Escrituras como autoridade máxima da Igreja deve nos levar a adorar Deus e não a “letra”.
                             Quanto as Escrituras como fundamento da Igreja, vemos isto claramente em Ef 2:20.
                              Os apóstolos e os profetas são os que lançaram o fundamento da Igreja, funda-mento este que tem como centro Cristo Jesus. Alguns tendem a crer que o ministério apostólico deve ser restaurado, para que tenhamos novamente o fundamento da Igreja. Não é este o caminho! Antes de explanar sobre as Escrituras como o meio pelo qual os apóstolos e profetas fundamentam ainda hoje a Igreja, quero falar sobre a questão dos apóstolos.


“Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;”
                               A definição para “apóstolo” é “enviado”. Quando tratamos deste termo em geral, nós temos como apóstolos os onze discípulos, mais Matias, mais Paulo, mais todos aqueles que foram enviados por Deus para uma missão. Neste sentido, a Bíblia chama Barnabé de apóstolo (At 14:1-4), chama Andrônico e Júnias de apóstolo (Rm 16:7). Quando o termo “apóstolo” abrange todos os enviados, podemos relacioná-lo com o que conhecemos hoje como “missionários”. Pois eles exercem função de ir até lugares não evangelizados para “fundar” a Igreja do Senhor lá. Isto fica evidente, pois em At 14:4, Barnabé é chamado de apóstolo, e em At 13:1-3, ele foi separado e enviado (apóstolo). Assim, tratando apóstolo neste sentido, ainda hoje temos este tipo de apostolado, ou seja, os missionários.
                              Porém, quando se trata de um aspecto mais especifico sobre os apóstolos, vemos que a bíblia se restringe aos onze, Matias e Paulo. Isto porque as condições para que alguém fosse apóstolo é ter andado com Jesus do inicio ao fim de seu ministério e testemunhar sua ressurreição (At 1:21-22). Além disto, os sinais de um apostolado são maravilhas e milagres, eles são dados para confirmar as mensagens dos apóstolos e a validade de seu ministério (1Co 12:12 e Mc 16:20). Paulo defende seu apostolado pelo seu esforço e por seus muitos sofrimentos (1 Co 10-12). Todos os apóstolos carregaram as marcas do sofrimentos de Cristo. Paulo fala que era o menor dos apóstolos, pois por mais que fosse separado para apóstolo aos gentios e foi testemunha real da ressurreição de Cristo, ele não andou com Cristo (1Co 15:9). Sobre Paulo, também vemos, que ele era apóstolo como que por abortivo, ou fora do tempo, ou ainda, significando ser ele o último dos apóstolos (1Co 15:8).
                              Como ainda com tantas evidências de que neste sentido (dos onze, mais Paulo e Matias) já não há mais apostolado, alguns podem reivindicar para si tal titulo e ministério? Eles andaram com Jesus? Testemunharam fisicamente a ressurreição de Cristo? Os sinais de um apostolado seguem os seus ministérios e confirmam as suas palavras? Receberam a marca dos sofrimentos de Cristo?
                              Podemos afirmar, portanto, que em Ef 2:20, os apóstolos citados, não podem estar vivos hoje, mas são os apóstolos e líderes da Igreja do primeiro século. Temos contato com o fundamento que eles lançaram através do Novo Testamento! Da mesma forma, quando o verso refere-se aos “profetas”, não temos homens hoje que lançam o fundamento do qual Cristo é o centro, já que Paulo deixa claro que não se pode lançar um fundamento sobre outro que já foi lançado (1Co 3:11) mas referem-se aos profetas do Antigo Testamento! Sendo assim o Ant. Testamento e o Novo Testamento é o que lança fundamentos na Igreja! O fundamento é Cristo!
                               Assim, a autoridade máxima da Igreja não são lideres, mas a Palavra de Deus! Isto não significa que os líderes levantados por Deus não tenham autoridade, sim eles têm! Significa apenas que a Palavra de Deus está a cima deles como autoridade na Igreja e toda vez que meus líderes saem fora dos princípios da Palavra, já não lhe devo submissão, mas sempre submissão a Deus e Sua Palavra!
                               Na questão da Sola Scriptura há algo que precisamos também nos atentar. Ela só tem real valor quando através dela vemos Cristo. Pois como vimos, Cristo é o centro do fundamento em (Ef 2:20), enquanto em 1Co 3:11 é citado como o próprio fundamento! Quando conhecemos as Escrituras, mas não conhecemos o Cristo que ela nos revela, estamos tão perdidos quanto aqueles que submetem-se cegamente os líderes da Igreja. Estaremos vivendo uma ortodoxia morta.
                               A Escritura é apenas letra morta se o Espírito Santo não nos revelar Cristo nelas (2Co 3:6). Os fariseus examinavam as Escrituras, mas não achavam o Cristo que elas testemunhavam. Assim, o que buscamos não é um estudo morto e vazio das Escrituras, nem simplesmente fazer da “letra” nossa autoridade máxima. Antes, buscamos fazer do Cristo revelado nela e de todos os ensinamentos contidos nela, nossa autoridade máxima. O caminho para tal é valorizar o estudo bíblico revelado e ungido pelo Espírito Santo, buscando em cada Escritura achar Cristo.



                               O Reação Reforma busca afirmar o Sola Scriptura! Somente a Palavra de Deus como regra da nossa fé e das nossas prátias, somente a Bíblia como autoridade máxima da Igreja!

Carta ao Senhor Silas Malafaia


Paz do senhor!
              Tenho recebido alguns e-mail de vocês e também livros do Pr Silas Malafaia. Eu fui um colaborador do programa por algum tempo, mas já parei de colaborar e quero ratificar meu cancelamento como colaborador. Sendo assim solicito a retirada do meu nome do rol de colaboradores. Solicito ainda o cancelamento dos envios de livros.
                Esta decisão reflete o meu descontentamento e preocupação com o trabalho realizado pelo Sr Silas Malafaia. Na verdade ao examinar o trabalho do pastor silas à luz da bíblia tenho encontrado discrepâncias inquietantes, ao ponto de não poder mais considerar o trabalho do referido senhor como Cristão. Isto porque o senhor Silas vem ensinando um evangelho extremamente diluído, ao ponto de eu considerá-lo herético. Senão vejamos:
                 1º) O senhor Silas Malafaia se associou com homens apóstatas como o senhor Morris Cerrullo (que pretensiosamente se auto proclama profeta mesmo sabendo que a era dos profetas terminou.
“A Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas duraram até a época de João Batista. Desde esse tempo a boa notícia do Reino de Deus está sendo anunciada, e cada um se esforça para entrar nele. Lucas 16:16”,
Se associa ainda a Mike Murdock (que além de ser um Mercadante da Fé ainda é parceiro de Benny Hinn um verdadeiro herege), dentre outros como Renê Terranova (que se diz Patriarca – que ridículo).
                 2º) O senhor Silas também vem pregando um falso evangelho utilizando com frequência passagens da Antiga Aliança, fora de contexto bíblico (algo que ele mesmo condena), para fazer as pessoas acharem que Deus tem alguma obrigação para com o ser humano e que nossa disposição em dar dinheiro aos pastores é algo que possa mover a mão de Deus em favor do homem, voluntariamente esquecendo-se de que tudo o que merecemos é o inferno e nada que façamos pode mudar isso, é somente pela graça que recebemos algo de Deus.

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” Rom. 6.23

                 Além disso Cristo nunca nos encorajou a buscar as riquezas deste mundo.
“Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.” Mateus 6:20
“Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.” 1 Timóteo 6:8
             O evangelho (que não é evangelho de fato) que o senhor vem pregando é uma mistura rala da mensagem bíblica com psicologia barata e muito antropocentrismo, já que valoriza o homem em detrimento de Jesus Cristo que é o centro do evangelho.
“Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.” 1 Coríntios 1:23.
             Por deturpar o evangelho o senhor tem produzido uma geração de bebes chorões da fé, que imaginam que Deus tem alguma obrigação para com eles e que Este (Deus) precisa ficar bajulando os crentes, além disso você tem feito o papel condenável realizado pelos escribas e farizeus do período neo-testamentário:
“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.” Mateus 23:15.
            Dessa forma seria mais vantajoso ao reino de Deus que você não mais pregasse pois suas mensagens tem feito um des-serrviço ao reino de Deus.
              você disse recentemente que não precisa se mover de suas convicções para andar junto com alguns líderes religiosos como jorge linhares, renê terranova, Mike Murdock, Morris Cerrullo e outros, o que confirma a palavra que diz:
“Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” Amós 3:3
           Dessa forma você afirma coadunar com os ensinos desses homens, Rene Terra nova diz ter sobre si o legado de Abraão, que ridículo onde já se viu uma coisa dessa, além do mais dessa forma ele se coloca fora da nova aliança, nós somos cristãos não judeus, ele afirma isso para tentar se colocar em situação privilegiada, mas como ele não sabe nada da bíblia mesmo (e o senhor também já que se associa a ele), é até compreensível que diga uma besteira dessa. Jorge Linhares é o defensor da maldição hereditária, outra tolice que não vejo como você Silas consegue tolerar, no próprio Antigo Testamento Deus resolve esta questão dizendo que aquele que pegar esse morrerá:

"A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele. Ezequiel” 18:20
             Não há respaldo bíblico para reuniões de quebra de maldições já que nós somente sofremos pelo que fazemos e não pelo pecado de nossos antepassados, mas o senhor, conforme as suas próprias palavras, concorda com ele. Morris Cerrulo faz as declarações mais heréticas possíveis. Ele defende, por exemplo, uma doutrina semelhante a dos mórmons, a qual afirma que os homens estão em um processo de evolução cujo ápice é se transformar em Deus. “Deus quer que sejamos como ele, e estamos crescendo em divindade. Deus é a meta da evolução [...] Você não está vendo Morris Cerrulo – Você está vendo a Deus. Você está vendo a Jesus”. (Morris Cerullo, “The End Time Manifestation of the Sons of God”, San Diego: Morris Cerullo World Evangelism, n.d.)
             Como você tem coragem de trazer essa camarada aqui? E se sentar ao lado dele e dizer as coisas que o você diz? Você precisa tanto de dinheiro assim? Será que você não percebe que sua própria alma está em jogo? Como você vai encarar Jesus no dia do juízo? Eu tremeria se fosse você. Mike Murdock, que você insiste em chamar de doutor, é um desqualificado, defensor das idéias da confissão positiva. Vocês dois chegaram ao ponto de vender indulgencias que horror, Lutero combateu a heresia da indulgencia cinco séculos atrás, mas você e aquele camarada tem a coragem de dizer ao publico de anêmicos espirituais que se eles pagarem R$1000,00 serão abençoados por Deus e suas famílias serão salvas, será que você imagina que Deus precisa de dinheiro pra salvar uma alma? Será que vale a pena sacrificar as verdades do evangelho pra manter esse seu programinha no ar? É melhor que não haja pregadores na televisão do que pregar esta porcaria que vocês tem pregado.

              4º) você Silas Malafaia tem envergonhado o evangelho de cristo, não vê o que o mundo está dizendo de nós, que só pensamos em dinheiro, esqueceu-se que o reino de Deus não é comida e nem bebida?
"Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo." Romanos 14:17
            Os homens não precisam de dinheiro e prosperidade eles precisam de salvação, e estar em uma denominação não faz deles salvos, muito menos assistir seu programinha, você por acaso não conhece as doutrina centrais do cristianismo? Não reconhece a necessidade do ser humano de se reconhecer pecador, você não nota que falsificar o evangelho te faz filho do inferno por enganar uma alma? Você ainda não notou que precisa falar da graça, lembrar seus ouvintes que Deus não precisa de Dinheiro? Deus não quer ver dinheiro pulando da carteira, isso é tolice, Deus quer ver corações quebrantados. Eu não entendi porque você não vendeu parte de suas propriedades inclusive seu jatinho para ajudar o Haiti, o que seria uma atitude verdadeiramente cristã. Não vi você ajudar os necessitados, em nenhuma grande tragédia, mas rapidamente você se apressa a pedir mais dinheiro, pois a sangue suga que há em você só quer mais e mais.
           
“A sanguessuga tem duas filhas: Dá e Dá. Estas três coisas nunca se fartam; e com a quarta, nunca dizem: Basta!” Provérbios 30:15
           5º) você silas provavelmente não conhece as normas de hermeneutica porque usa o termo sementes para se referir as vultuosas ofertas enviadas àquilo que você chama de ministério, usando o seguinte texto:
“E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.” 2º Coríntios 9.6
            Não sei se é de propósito ou por ignorancia mesmo, mas este texto não fala em dar dinheiro para uma denomincação ou ministério, o Apóstolo Paulo está falando que Deus reconpensara aquele que ajuda os necessitados é só ler o capitulo todo, pare de assassinar o texto bíblico irmão.

            6º) Você renegou tudo o que pregou no passado, como pode se apostatar da fé? Você que chegou a rechassar o pregação da prosperidade, agora há uns três ou quatro anos atrás, em uma de suas pregações, teve a coragem de dizer que aqueles que ofertam ao senhor por amor são troxas? Que isso então? Eu tenho mesmo que dar esperando alguma coisa em troca? E o que eu mereço realmente? Eu não mereço nada tudo vem pela Graça. Meu dinheiro não compra o favor divino é você que tem sido um troxa ao afirmar tal coisa.
            Bom quero esclarecer uma coisa, não te odeio se é isso que você está pensando, na verdade eu te amo, volte a pregar o evangelho, você precisa abrir mão do que vem fazendo e voltar ao evangelho puro e simples. Abandone essas bobagens, se for para perder o programa que perca, se for para perder a casa os amigos e tudo mais, que seja, Jesus vale muito, mas muito mais.
             Fique na Paz!
             Aguardo mudanças....

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A droga chamada Religião

      Antes de você começar a ler este post, considere a seguinte observação: Lancei este post em Setembro de 2009, e desde então tem dado muita "polêmica" por pessoas que não entenderam o real sentido do artigo. Pastores e Homens de Deus, à vocês escrevo e abordo 2 pontos:
     1.Quando me refiro a "traficantes da droga chamada religião", me refiro à homens que se chamam de Deus, mas não o são.Como vemos Brasil a fora, escândalos no meio gospel em geral. Creio e conheço Pastores que realmente são homens de Deus e jamais se enquadram neste artigo, mas por favor, somos inteligentes e racionais, por isto, não confundam!
     2."A Droga chamada Religião" não é um post sobre o termo etimológico Religião, e sim, uma critica a religiosidade acima da Graça abundante de Cristo nas igrejas em geral, por isto, leia e compreenda o que realmente o artigo expõe.
Para finalizar: tenho esperança que este artigo traga-lhe uma profunda reflexão que precisamos como cristãos voltar as práticas da igreja primitiva, voltar as Escrituras como principal regra de nossas igrejas, e nos unirmos SIM, de forma racional e bíblica. Boa leitura!
====================================================
         Se existe algo que tem assombrado sociedades e nações em meados do século atual, cujo qual vivemos, este algo é a Droga. Como o nome já diz, cada vez mais usuários jovens destroem suas vidas se afundando em vícios e se tornando dependentes químicos. E esta praga não acaba apenas com a vida fisiológica/biológica de seus usuários, como gera um efeito maléfico em cadeia na sociedade: criminalidade cada vez maior, famílias assoladas, violência, mortes, tráfico e contrabando, entre outras conseqüências que já não são novidades para ninguém.
       Na igreja, não é diferente! Não me refiro a “droga química”, mas algo que denomino “droga espiritual”, isto porque sua utilização gera efeitos maléficos a nossa vida espiritual. Que droga é esta? Chamo esta droga de RELIGIÃO!
       Se você pensou que nosso papo seria sobre narcóticos anônimos ou dependentes químicos, você se enganou. Considero a RELIGIÃO e a RELIGIOSIDADE como uma droga no reino de Deus, não encontrei um meio mais prático e preciso para comparar como a forma que comecei a escrever este papo!
       Desde os primórdios da humanidade, o homem têm a necessidade de ter uma divindade ou várias divindades para adorar. Algo que a filosofia, a história e tantas outras ciências explicam, comprovam e até usam tal fato como forma de argumentação para possível não existência de um Deus de fato. Entretanto, esta necessidade, que de fato existe, gera dentro de sociedades, civilizações e padrões certos paradigmas de quem é este “Deus” e como realmente adorá-lo. Até aqui, nenhuma nada de novo, é claro.
       O grande problema é que nós Cristãos, não só reconhecemos que precisamos de um Deus, como reconhecemos, ou aparentemente afirmamos que reconhecemos, que este Deus é Jesus Cristo. A questão começa quando nós, em algum momento da história, perdemos os verdadeiros conceitos da igreja primitiva, de realmente Adorá-Lo em Espírito e em Verdade, e começamos a criar regras e mais regras, transformando o Cristianismo (que é muito mais que religião) em uma religião.
        Como creio e sempre afirmo, cristianismo não é religião e Cristo não veio ao mundo para fundar uma religião. Mas o fato é que cada vez mais a droga da Religião têm matado a vida espiritual dos cristãos, fazendo-os como zumbis de um sistema falido.
        É cada vez mais notório a “quantidade” excessiva de crentes em nossas igrejas, mas cada vez menos notório os que realmente vivem o que pregam, cantam e dizem viver.
         É cada dia maior a quantidade de jovens que se dizem cristãos, mas cada vez menor a mudança na sociedade, isto porque, ir a igreja por hábito é um questão de religiosidade.
         O problema desta droga é que os traficantes (líderes e pastores falsos que não vivem o que pregam, pensando em seus reinos humanos, não no Reino de Deus) incentivam suas ovelhas a curtirem esta droga, porque a questão começa em cima e o vicio torna-se geral na igreja.
         Talvez você possa pensar que estou pegando pesado me referindo a liderança como traficantes, mas o fato é que cada dia mais a religião toma conta dos nossos cultos, transformando-os em rituais parecido com tudo, menos com Cristo e a essência do Evangelho!
           Vemos que Jesus batia de frente com a religião e a maneira que os fariseus e religiosos procediam. A religião, se analisarmos ao pé da letra, não têm em si nada há ver com os ensinamentos de Cristo, pelo contrário, Cristo e os fariseus batiam-se de frente.
"Então falou Jesus à multidão, e aos seus discípulos, dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus. Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem; Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los...”
Mateus 23:01-04
Como Jesus menciona, as “leis” criadas no sistema religioso impõe aos homens jugos pesados de suportar. Esta palavra, “Jugo”, antigamente, referia-se a uma espécie de canga utilizada para animais como bois puxarem a carga, ale, de, também, ter o sentido de opressão ou obediência. Se analisarmos o primeiro sentido, é exatamente o que Jesus diz, quanto ao fardo pesado posto sobre os ombros dos homens.
           A religião é este fardo.Cria regras visando colocar coleiras nos pescoços dos homens, e muitas destas regras, não têm em sua verdade prática, fundamentos bíblicos, e o pior, servem apenas para manter um reino que não é o reino de deus, mas de homens religiosos que pensam que conhecem a Deus, mas como disse o próprio Jesus, são raça de víboras e falsos profetas!
          A situação da maioria das igrejas nos dias atuais é cada vez mais decadente, infelizmente rola muita inversão de valores nos conceitos pregados nos cultos, nas verdades escondidas dos jovens, por medo de se falar a verdade e perder-se seus membros, ou, dizimistas que bancam o salário daqueles que não ensinam tais verdade.
Desculpe-me se você acha que peguei pesado, mas é a única explicação pela qual eu cada dia mais creio sobre a sustentação de falsas doutrinas e da droga da religião em nossos templos.
           Vemos pessoas começando seu ministério, não com uma visão ardente por almas, mas por status, por títulos.Esqueça um titulo de alguém e você será condenado ao inferno.Fiquei pasmo, certa vez, quando um presbítero de uma igreja, repreendeu uma pessoa que conheço, simplesmente por ela ter trocado o titulo inconscientemente, chamando-o de diácono.O cara espumou pela boa.Que ridículo! Que falta de humildade pensei eu, quando o fariseu foi repreender durante a pessoa.
           Bandas, conjuntos, pregadores que visam apenas ser conhecido, esta é pra vocês, religiosos:
          A droga da religião têm infectado e escravizado a liderança, e conseqüentemente este falso conceito têm chegado aos membros das igrejas. Não sei dizer o que é pior, se falsos lideres com atitudes lamentáveis com mencionei, ou a igreja atual, que também ama e curte ser religiosa.


“E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes, e amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas, e as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens; Rabi, Rabi. Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos. E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo. O maior dentre vós será vosso servo.”
Mateus 23:04-11
           Pessoas cantam e dizem toda hora sobre avivamento, santidade, mas não movem um dedo se quer para ter mais santidade, ou clamar por um real avivamento. Pessoas que julgam o tempo todo o próximo, sem sacar na real o que se passa com cada um, tendo pensamentos precipitados sobre tudo e todos.
           Eu realmente pude sentir na pele o quanto a droga da religião mata as pessoas e tira a visão, quando pessoas que eu considerava como espirituais e amigas acima de tudo, se viraram contra mim, simplesmente porque eu não aceitei a religiosidade e falei e continuou falando a verdade. Qual a atitude deles quando coloquei o dedo na ferida? A atitude que não encontro na bíblia: virar as costas, e sair falando o que não sou de maneira destorcida. E o pior: caras cantando sobre amor, ensinando sobre amor, mas não sabem conjugar o verbo amor, porque com atitudes provaram para mim, que não amam de verdade! E isto não aconteceu só comigo, mas rola Brasil e mundo a fora, igrejas pregando amor, mas não amando. Pregando santidade, mas pecando. Pregando avivamento, mas não buscando aviamento dia a dia.
           João Batista foi odiado pelos fariseus por criticá-los na cara sobre a religião. Jesus foi perseguido pelos religiosos, e até chamado de Belzebu (demônio) (Mc 3:22) por bater de frente com o sistema errado. E durante toda história vemos homens sendo perseguidos, surrados, torturados e mortos, por não aceitar a droga da religião tendo seu ponto de tráfico e proliferação dentro da igreja!
           Mediante tudo isso, quem é você nesta história: traficante desta droga, usuário viciado ou uma pessoa que deseja Cristo e o Evangelho acima de tudo, principalmente da religiosidade e falsidade que rola solta nas igrejas hoje em dia?
           Te digo: se você realmente abrir mão desta droga chamada religião, e se levantar no meio desta geração para resgatar os cegos religiosos para visão de um Deus Santo, você agradará a Deus com tua vida, mas os homens te odiarão, te perseguirão, e abrirão a tua “cova”, assim como os fariseus fizeram com os profetas que se levantaram para mostrar o pecado do povo, e que o próprio Jesus mencionou tal fato:
         Como os religiosos escaparão do inferno? Apenas de uma forma: deixando a religião e vivendo o Cristianismo e o Evangelho!


"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos, e dizeis: Se existíssemos no tempo de nossos pais, nunca nos associaríamos com eles para derramar o sangue dos profetas. Assim, vós mesmos testificais que sois filhos dos que mataram os profetas. Enchei vós, pois, a medida de vossos pais. Serpentes, raça de víboras! Como escapareis da condenação do inferno?
Mateus 23:29-33
         Não há outra forma. Por isso, chega de hipocrisia, de ventos de doutrinas que trazem jugos sobre o povo, distanciando-os ainda mais de Cristo e do Reino de Deus. Precisamos nos levantar como profetas verdadeiros de uma geração carente da Palavra simples e objetiva como é o Cristianismo. Chega de “vendermos indulgências espirituais” em nosso cultos, de buscarmos status ou sermos conhecidos ou de nos preocuparmos com a igreja A, a igreja B e a igreja C.
          Jesus esta voltando, e jugo e fardo pesado não nos levará à Ele. Que possamos extinguir de nosso meio esta droga de religiosidade e viver a autenticidade do Evangelho.
Para finalizar, não deixarei uma regra religiosa pesada, mas uma verdade suave para nossa comunhão e intimidade com Deus, para aqueles que assim como eu, se cansaram de tanta hipocrisia e aceitaram o desafio de se tornar a minoria (leia o papo anterior sobre “ser a minoria”):
          Jesus não impõe fardos e jugos sobre nós. Ele mesmo odiou e odeia a Religião. Que possamos ir até Ele com nossos corações quebrantados, prontos a sermos concertados, pois a batalha já começou, e aquele que for fiel até o fim, vencerá!


“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”
Mateus 11:28-30



Um forte abraço,
Fábio B.Assis
ARTIGO ORIGINALMENTE PUBLICADO EM:http://radicaisemsantidade.blogspot.com/

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

NINGUÉM RÍ DE DEUS EM UM HOSPITAL





Esta canção é um primor. Reflexão para ateus. Veja a tradução a seguir.



No one laughs at God in a hospital
No one laughs at God in a war
No one´s laughing at God when they´re starving or freezing or so very poor

No one laughs at God when the doctor calls after some routine tests
No one´s laughing at God when it´s gotten real late
And their kid´s not back from the party yet
No one laughs at God when their airplane starts to uncontrollably shake
No one´s laughing at God when they see the one they love
Hand in hand with someone else and they hope they´re mistaken

No one laughs at God when the cops knock on their door
And they say we got some bad news sir
No one´s laughing at God when there´s a famine fire or flood

But God can be funny
At a cocktail party when listening to a good God-themed joke
Or when the crazies say He hates us
And they get so red in the head you think they´re ´bout to choke

God can be funny
When told he´ll give you money if you just pray the right way
And when presented like a genie who does magic like Houdini
Or grants wishes like Jiminy Cricket and Santa Claus
God can be so hilarious
Ha ha
Ha ha

No one laughs at God in a hospital
No one laughs at God in a war
No one´s laughing at God when they´ve lost all they´ve got
And they don´t know what for

No one laughs at God on the day they realize that the last sight they´ll ever see
Is a pair of hateful eyes
No one´s laughing at God when they´re saying their goodbyes

But God can be funny
At a cocktail party when listening to a good God-themed joke
Or when the crazies say He hates us
And they get so red in the head you think they´re ´bout to choke

God can be funny
When told he´ll give you money if you just pray the right way
And when presented like a genie who does magic like Houdini
Or grants wishes like Jiminy Cricket and Santa Claus
God can be so hilarious

No one laughs at God in a hospital / No one laughs at God in a war (3x)
No one´s laughing at God when they´re starving or freezing or so very poor

No one´s laughing at God (4x)
We´re all laughing with God
---
Tradução: Avelar Jr.
Regina Spektor - "Rindo com"

Ninguém ri de Deus em um hospital
Ninguém ri de Deus em uma guerra
Ninguém está rindo de Deus quando está passando fome, frio ou é muito pobre

Ninguém ri de Deus quando o médico liga depois de alguns exames de rotina
Ninguém está rindo de Deus quando ficou muito tarde
E o seu filho ainda não voltou da festa
Ninguém ri de Deus quando seu avião começa a tremer incontrolavelmente
Ninguém está rindo de Deus quando vê a pessoa que ama
De mãos dadas com alguém e espera estar enganado

Ninguém ri de Deus, quando a polícia bate em sua porta
E diz "Temos más notícias, senhor!"
Ninguém está rindo de Deus quando há fome, incêndio ou inundação

Mas Deus pode ser engraçado
Em um coquetel, quando se ouve uma boa piada sobre Ele
Ou quando os loucos dizem que "Ele nos odeia"
E ficam tão vermelhos que parece que vão se engasgar

Deus pode ser engraçado
Quando lhe é dito que ele lhe dará dinheiro se você ora do jeito certo
E quando é apresentado como um gênio que faz magia como Houdini
Ou concede desejos como o Grilo Falante e Papai Noel
Deus pode ser tão divertido
Ha ha
Ha ha

Ninguém ri de Deus em um hospital
Ninguém ri de Deus em uma guerra
Ninguém está rindo de Deus perdeu tudo que tinha
E não sabe por quê

Ninguém ri de Deus no dia em que percebe que a última visão que terá
são dois olhos cheios de ódio
Ninguém está rindo de Deus quando está dizendo adeus

Mas Deus pode ser engraçado
Em um coquetel, quando se ouve uma boa piada sobre Ele
Ou quando os loucos dizem que "Ele nos odeia"
E ficam tão vermelhos que parece que vão se engasgar

Deus pode ser engraçado
Quando lhe é dito que ele lhe dará dinheiro se você ora do jeito certo
E quando é apresentado como um gênio que faz magia como Houdini
Ou concede desejos como o Grilo Falante e Papai Noel
Deus pode ser tão divertido

Ninguém ri de Deus em um hospital / Ninguém ri de Deus em uma guerra (3x)
Ninguém está rindo de Deus quando está passando fome, frio ou é muito pobre

Ninguém está rindo de Deus (4x)
Estamos todos rindo com Deus






Em Não Obrigado, divulgação Genizah




Leia Mais em: http://www.genizahvirtual.com/2010/08/ninguem-ri-de-deus-no-hospital.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+Genizah+%28Genizah%29#ixzz0vdTeVSwK
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Quem Morris Cerrullo realmente é ?

Pr: Leonardo Gonçalves

“Você não está vendo Morris Cerrulo. Você está vendo a Deus. Você está vendo a Jesus”
Morris Cerullo

          Certa vez, durante uma de suas pregações, Cerrulo se dirigiu aos ouvintes da seguinte forma: “Vocês dariam suas carteiras a mim – Diz “Deus” (sic) – e me deixariam ser o Senhor das suas carteiras? (...) Sim? Entao tragam suas carteiras e sejam obedientes à minha voz” (Morris Cerullo, Una palabra de Dios en la Convención Mundial de la Vida más profunda, marzo de 1982, p. 15).
          Morris diz ter encontrado Deus aos oito anos de idade, quando foi guiado do orfanato por anjos, para encontrar o Senhor cara a cara no céu. Nesta ocasião, Deus lhe teria revelado que seria profeta e anunciaria o futuro. Foi ordenado ao ministério na Assembléia de Deus (EUA), e ficou conhecido por suas cruzadas de cura e milagres. No entanto, a autenticidade dos milagres produzidos é duvidosa. Sobre estes eventos de cura, o Evangelical Times, publicação de setembro de 1992, dizia o seguinte:
 “A jovem Audrey Reynolds foi à cruzada de Morris Cerrulo em Londres. Ela creu que foi curada de uma anomalia no cérebro, deixou de tomar o medicamento e faleceu, vítima de um ataque cerebral. Sir Montague Levine, investigador de mortes violentas de Southwark, disse: ‘Foi uma tragédia ela ter ido a essa reunião e acreditar na cura. Fatalmente, isso a levou à morte”.
          Talvez alguém possa dizer que o erro está na moça, por acreditar na cura antes de recebê-la. No entanto, é exatamente este tipo de fé que Morris e os demais pregadores da “Confissão Positiva” ensinam. Eles afirmam que todos os crentes já foram curados através do sacrifício de Cristo na cruz, e tudo que temos que fazer agora é rejeitar a enfermidade e decretar a bênção, mas o resultado nem sempre é encorajador.
          Suas declarações são as mais heréticas possíveis. Ele defende, por exemplo, uma doutrina semelhante a dos mórmons, a qual afirma que os homens estão em um processo de evolução cujo ápice é se transformar em Deus. “Deus quer que sejamos como ele, e estamos crescendo em divindade. Deus é a meta da evolução [...] Você não está vendo Morris Cerrulo – Você está vendo a Deus. Você está vendo a Jesus”. (Morris Cerullo, “The End Time Manifestation of the Sons of God”, San Diego: Morris Cerullo World Evangelism, n.d.)
          No ano passado, Morris desafiou os telespectadores a enviarem uma oferta de 900 reais para o ministério de Silas Malafaia, sob promessa de uma mega-unção financeira que entraria em vigor no primeiro dia do mês de Janeiro. De “brinde”, o generoso colaborador receberia a Bíblia da Batalha Espiritual e Vitória Financeira, cujos comentários são de sua autoria, e que basicamente ensinam como ficar rico ofertando grandes somas de dinheiro a destacados “pregadores” do evangelho.
           De volta este ano, o profeta Cerrullo diminuiu o valor da “semente” (pois é assim que ele se refere às contribuições financeiras) para 610 reais, mas também retirou o “brinde”, com a intenção – segundo ele – de que o ofertante possa fazer a contribuição com uma fé legítima. A promessa desta vez é de que os ofertantes serão abençoados com riquezas e o Brasil entrará em um período de seis anos de grande abundancia. [Para assistir o vídeo, clique aqui]
           Informações ainda não confirmadas dizem que Morris esteve recentemente pregando na Assembléia de Deus em Belém – a “igreja mãe”, à convite do pastor Samuel Câmara. Ao contrário do que pensam alguns pastores da Assembléia de Deus que defendem sua candidatura à presidência da CGADB, Samuel não é muito diferente de Silas Malafaia no que diz respeito a crenças heterodoxas e predileção por profetas de prosperidade.
           Morris Cerrullo é dono de uma mansão avaliada em mais de 12 milhões de dólares, um gigantesco edifício onde ele mora em companhia da esposa. Seu meio de locomoção é um humilde Gulstream G4, aeronave avaliada em 300 milhões de dólares, e é certo que ele possui pelo menos três outros semelhantes. Mas ao contrário do que ele diz, sua riqueza não é resultado de uma semeadura milagrosa. Na verdade, Cerrulo assumiu os negócios de Jim Bakker, um evangelista televisivo que foi acusado de estupro e sentenciado à prisão em 1988.
***
Leonardo Gonçalves é pastor, missionário e editor do blog Púlpito Cristão e foi lá que eu li este artigo